segunda-feira, 9 de junho de 2014

Porque estudar história?

Porque estudar história?
            Por que será que existem numa mesma cidade bairros tão diferentes? Por que algumas pessoas têm muito dinheiro e outras não ganham o suficiente nem para comprar alimentos? Por que algumas crianças precisam trabalhar desde pequenas, ou não tem escolas, nem lugar para morar?
            Será que foi sempre assim? Será que nos outros países é diferente?
            Estudar historia ajuda-nos a responder a essas perguntas. Estudando o passado, conhecendo o que aconteceu antes, podemos entender o que aconteceu hoje e por que acontece. Podemos descobrir também o que é possível fazer para modificar as situações de injustiça que existem.
            Conhecendo a história de nosso país, podemos perceber como cada um de nós podemos contribuir para a construção de uma vida melhor e mais justa para todos.
            Tudo tem história: as roupas que usamos, os alimentos que comemos, nossa maneira de trabalhar, a música que ouvimos, os veículos nos quais andamos... muitas das coisas que nossos antepassados usavam e faziam já não existem mais e outras modificaram-se, poucas permanecem como eram.
            As cidades, os povos e os países também sofrem modificações com o tempo. Todos os fatos do presente e do futuro estão ligados. O que aconteceu no passado influencia o que acontece agora e isso vai influenciar no futuro.
Pois bem: a história estuda os fatos do passado e tenta verificar suas causas (por que ocorrem) e suas consequências (os acontecimentos que provocam).
Ao estudar história, portanto, interessa-nos saber como viviam os homens do passado, como se vestiam, quais eram os seus alimentos, como trabalhavam, quais os tipos de casa que moravam, quais eram os seus meios de transporte, como eram governados, como se relacionam uns com os outros, como eram educadas as crianças, enfim, quais eram os costumes dessas pessoas que viveram antes de nós.
Ao mesmo tempo, procuramos saber como todos esses elementos se alteravam ao longo do tempo e por que, ou seja, pesquisamos os acontecimentos importantes que marcaram a vida dos povos, dos países, das cidades, que fatores influenciaram em tais acontecimentos e o que resultou deles.
Atividades:
1.     Por que é importante estudar história? Explique com suas palavras:
2.     Por que é importante saber a história do nosso país?
3.     O que a história estuda?
4.     Cite onde podemos encontrar história:

Nenhum comentário:

Postar um comentário