segunda-feira, 9 de junho de 2014

Nosso espaço no Brasil

Nosso espaço no Brasil

O Brasil é um país que possui uma grande extensão territorial. Para facilitar sua administração e o planejamento governamental, ele foi dividido em unidades da federação (UF) e regiões.

Com o país dividido em regiões fica mais fácil resolver problemas como a falta de escolas, postos de saúde, hospitais, falta de estradas e muitos outros. Atualmente o Brasil está dividido em 27 unidades da federação, sendo 26 estados e um distrito federal, onde se localiza a sua capital, Brasília. Essas unidades da federação estão agrupadas em regiões. Para se fazer a divisão do Brasil em regiões, foram adotados alguns critérios com base em diferentes características:

¬ Físicas: relevo, clima, hidrografia e vegetação.

¬ Atividades econômicas: extrativismo, agricultura, pecuária, comércio e indústria.

¬ Culturais, Sociais e Populacionais: hábito, costumes, tradições, língua, número de habitantes por km².

¬ Histórica: colonização e ocupação do espaço territorial.

O Brasil está dividido em 5 regiões: Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

A região Sul é a menor das regiões brasileiras, é composta por três estados: Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul, estado em que vivemos, faz parte da região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul, e a Argentina a oeste, sua capital é o município de Porto Alegre. É banhado pelo oceano Atlântico e possui duas das maiores lagoas do Brasil: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de possuir uma das maiores lagunas do mundo: a Lagoa dos Patos, que possui água salobra. Sua população constitui cerca de 6% do número de habitantes do país. Com uma extensão territorial de 260.674 Km², ou seja, 3,3% do território brasileiro o RS é o nono estado mais extenso do país e o maior da região sul.



1 – Responda:

a) Em quantas regiões está dividido o Brasil?

b) Quais são as regiões brasileiras?

c) Qual o nome do estado em que vivemos?

d) A qual região pertence o RS?

e) Qual a maior região do Brasil? 

f) Quais são os estados da Região Sul?

Nenhum comentário:

Postar um comentário