segunda-feira, 9 de junho de 2014

As missões jesuíticas


As missões jesuíticas

Em 1608 o rei da Espanha deu aos padres jesuítas a missão de catequizar os índios. Criou-se o sistema de redução pelo qual o rei doava aos índios as terras sob a condição de abraçarem o catolicismo, aceitar a supervisão dos jesuítas, pagar impostos e prestar serviços militares. Tudo isso para os índios serem donos da terra que sempre foi deles.

O contato entre os índios e os jesuítas realizou-se aos poucos. Alguns grupos ofereciam mais resistência. Essa aproximação começou com os índios guaranis, pois alguns dos seus costumes eram parecidos com os dos jesuítas, como a pratica da agricultura e cerimônia para os mortos.

Os jesuítas ensinaram os índios das reduções a ler e escrever e transmitiram-lhes técnicas de plantio e valores cristãos. Mas esses índios passaram a ser cobiçados pelos bandeirantes. Por quê? Com esses conhecimentos, os índios podiam trabalhar nas lavouras de grandes plantações, e seriam vendidos como escravos.

As missões ou reduções eram aldeamentos de povos indígenas criados pelos padres jesuítas. O principal objetivo era catequizar os índios, ou seja, fazer com que os indígenas abandonassem seus hábitos, principalmente os religiosos, e adotassem a religião católica, que era a religião dos portugueses e espanhóis.

As primeiras reduções foram criadas no Paraná, mas logo foram atacadas pelos bandeirantes paulistas, os quais queriam capturar os indígenas e levá-los para trabalhar como escravos nas plantações de São Paulo. Isso acontecia porque os paulistas tinham um interesse especial pelos índios guaranis que eram bons agricultores, além disso, esses aldeamentos ficavam perto de São Paulo o que facilitava a captura e o transporte dos indígenas.

Com os ataques constantes dos bandeirantes, os jesuítas fugiram para as terras onde atualmente é o Rio Grande do Sul. A primeira missão no Rio Grande do Sul foi fundada pelo padre espanhol Roque Gonzáles, chamada de São Nicolau de Piratini.

Em 1634, os jesuítas introduziram o gado com o objetivo de alimentar a população das reduções.

Os bandeirantes logo passaram a procurar indígenas mais ao sul e acabaram descobrindo as missões. As missões foram destruídas com esses ataques. Em 1641, os jesuítas fugiram levando alguns indígenas. Na fuga, os jesuítas tiveram que deixar boa parte do gado que criavam, o qual cresceu livremente pelos pampas, tornando-se xucro ou selvagem, formando uma grande reserva de animais no Rio Grande do Sul que ficou conhecida como Vacaria do Mar.

Complete:

a) As __________________ eram aldeias fundadas por jesuítas.

b) A ________________ era um dos produtos cultivados nas missões.

c) A _______________ era a atividade econômica mais importante nas missões.

d) Os padres jesuítas também tinham por finalidade __________________ os índios.

e) Os _________________ eram homens que atacavam as reduções.

Responda:

A) Qual a tarefa dos jesuítas em solo gaúcho?

B) Quais foram as condições impostas pelo rei da Espanha aos indígenas do RS?

C) Por que os bandeirantes cobiçavam os índios das missões?

Complete usando informações do livro sobre as missões jesuíticas:

A) Os jesuítas criaram as ___________________ para ________________ os índios.

B) Quem comandava as reduções eram os _____________________.

C) Os _______________ tinham o objetivo de capturar os índios _______________, por que eles eram ______________________.

D) A primeira missão foi chamada de ______________________ e foi instalada pelo padre ________________.

E) Com os ataques dos bandeirantes os ________________ fugiram, deixando o ______________ abandonado, o qual foi se reproduzindo e tornaram-se selvagens ( xucros)



6 comentários:

  1. Algumas perguntas acima, não tem respostas no texto.

    ResponderExcluir
  2. Verdade preciso de respostas genteeeee 😱
    Mandem no meu email Leomarteixeira37223@Gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, vamos aprender a analisar os fatos? Já no início do texto fala "l o rei doava aos índios as terras sob a condição de abraçarem o catolicismo", Portugal invadiu as terras que já tinham pessoas morando, quando escreverem sejam mais críticos, que vergonha!

    ResponderExcluir