segunda-feira, 9 de junho de 2014

A Terra e a representação da Terra


A Terra

É um planeta de forma arredondada, ligeiramente achatado nos polos. Existem dois polos no planeta Terra e são chamados de Polo Norte e Polo Sul.
Ela faz movimentos muito importantes como o movimento de Rotação e o de Translação.
Movimento de Rotação – a Terra gira em volta de si mesma. Uma volta completa demora 24 horas, ou seja, um dia completo.
Movimento de Translação – a Terra gira em torno do sol. Esse movimento dura 365 dias e 6 horas, ou seja, um ano.
O caminho que a Terra percorre em torno do sol chama-se órbita.
A Terra gira sempre inclinada. Por esse motivo, uma parte dela (metade) recebe mais diretamente a luz do sol do que a outra. O movimento de translação e a inclinação da Terra dão origem as quatro estações do ano.

A representação da Terra

Podemos representar a Terra utilizando os globos terrestres e os mapas. Para nos ajudar a localizar um lugar na superfície da Terra, os globos terrestres e os mapas apresentam linhas imaginárias chamadas de paralelos e meridianos.

 Paralelos: são linhas imaginárias que circundam a Terra no sentido horizontal. O Círculo do Equador é o principal paralelo. Ele divide a terra em duas metades iguais: Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul. Hemisfério quer dizer metade de uma esfera. Além do equador, existem outros paralelos: o Trópico de Câncer, o Trópico de Capricórnio, o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico.

 Meridianos: são linhas imaginárias que circundam a terra no sentido vertical. O principal meridiano é o de GREENWICH. O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: Hemisfério Ocidental, que fica a oeste e o Hemisfério Oriental, que fica a leste.

¬ Para sabermos onde fica um ponto na superfície terrestre existem também os pontos cardeais e os pontos colaterais. Esses pontos encontram-se nas rosa-dos-ventos, que sempre devem aparecer nos mapas.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário