terça-feira, 26 de agosto de 2014

A hidrografia do RS

A Hidrografia do Rio Grande do Sul

Hidrografia se ocupa do estudo das águas de uma determinada região. A água dos rios se desloca sempre de um nível mais alto para um mais baixo e desagua no mar, num lago ou em outro rio.

Ø Nascente: onde o rio nasce;

Ø Foz: onde o rio desagua;

Ø Leito: onde o rio corre;

Ø Afluente: rio que deságua em outro rio;

Ø Rio principal: é o rio que recebe as águas de rios afluentes;

Ø Margens: terras banhadas por um rio;

Ø Bacia hidrográfica: conjunto das terras banhadas pelo rio principal e seus afluentes.

O nosso estado possui uma vasta malha hidrográfica. Ela é formada por duas grandes bacias hidrográficas: a bacia do Rio Uruguai e a bacia Atlântica que inclui as bacias do sistema Vacacaí-Jacuí e do sistema Lagunar.
  • · Bacia do rio Uruguai: O rio Uruguai é formado pelos rios Canoas e Pelotas, que nascem perto do Oceano Atlântico, a leste do estado, e se unem numa região cuja altitude é de aproximadamente 1500 metros. Correndo em direção oeste, serve de limite entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao norte, e entre o Rio Grande do Sul a Argentina a oeste.

O rio Uruguai possui uma extensão total de 2046 km. Em seu trajeto, esclpiu vales profundos, apresentando vários trechos encaichoeirados. Possui inumeros afluentes, entre os quais os rios Quaraí, Ibicuí, Icamaquã, Piratini, Ijuí, Santa Rosa, Turvo, da Várzea e Passo Fundo.


  • · Bacia Atlântica: a bacia Atlântica recebe esse nome porque seus rios correm em direção ao oceano Atlântico, onde deságuam através da Laguna dos Patos e do canal do Rio Grande. É composta por bacias de dois sistemas:

a) Bacia do Sistema Vacacaí-Jacuí: É formada pelo principal rio de nosso estado, o rio Jacuí, o qual é aproveitado para a produção de energia elétrica. Seu principal afluente é o rio Taquari. A força da água das represas aí construídas faz funcionar os geradores de quatro usinas hidroelétricas: Itaúba, Ernestina, Salto do Jacuí e Passo Real.

O rio Jacuí também serve para transporte entre a capital e o interior do nosso estado. Mesmo sendo um rio muito importante para o nosso estado, o rio Jacuí é bastante poluído e a pesca já não é mais tão abundante e ainda sofre com o assoreamento.

O rio Jacuí, do mesmo modo que o rio Caí, rio dos Sinos e o rio Gravataí, deságua no Guaíba. Este, por sua vez, está ligado à Laguna dos Patos, que se comunica com o Oceano Atlântico através do Canal de Rio Grande.

b) Bacia do Sistema Lagunar: é formada principalmente pelos rios Vacacaí, Antas, Camaquã, Piratini e Jaguarão.


1) Responda:

a) Quais são as duas bacias hidrográficas do Rio Gande do Sul?

b) Qual é o principal rio do nosso estado? Por que ele é tão importante?

c) Quais são os problemas que o rio Jacuí enfrenta?

d) Quais são as hidrelétricas do rio Jacuí?

e) Por quais rios a Bacia do Uruguai é formado?

2) Faça uma ficha sobre o rio Jacuí com as seguintes informações:

a) seu principal afluente:

b) sua importância:

c) as usinas hidrelétricas da região:

3) Complete:

a) O rio Jacuí despeja suas àguas no Lago ____________, que banha Porto Alegre.

b) É através da ______________ que o rio Jacuí se comunica com o Oceano Atlântico.

4) Faça uma pesquisa e responda as questões abaixo:

a) Por que devemos dizer Laguna dos Patos em vez de Lagoa dos Patos?

b) O que acontece para a água da Laguna dos Patos ficar salgada?

c) Cite o nome de três lagoas do nosso estado:





Açorianos

Chegam os primeiros imigrantes

Os portugueses sabiam que, para garantir a posse de suas terras, era necessário povoá-las mais. A solução encontrada foi estimular a vinda de vários casais da Ilha dos Açores. 
Como a criação de gado já estava bem desenvolvida no Rio Grande do Sul, os casais açorianos deveriam dedicar-se a agricultura. A cada casal que se dispusesse a vir para o Brasil seria dada uma porção de terra, além de recursos em dinheiro, ferramentas agrícolas e sementes, duas espingardas, duas vacas e quatro touros e dois cavalos de uso comunitário.
Os açorianos foram designados primeiramente para Santa Catarina. Depois foram encaminhados para o Rio Grande do Sul aproximadamente quatrocentos casais, que se distribuíram pelo litoral.
Apesar do governo português ter prometido sesmarias, ou seja, lotes de terras aos açorianos, a espera foi tão longa que muitos desistiram da agricultura e dedicaram-se à pecuária .
Os açorianos eram muito religiosos e festeiros. Eles introduziram em nosso estado as cavalhadas, as corridas de touros, o carnaval e as danças populares. Além disso, deram origem a vários povoamentos, as atuais cidades de Torres, Mostardas, Gravataí, Porto Alegre, Taquari, entre outras.

1) Faça uma ficha sobre os açorianos:
a) As cidades fundadas por eles:
b) Atividades exercidas:
c) Contribuições culturais:

2) Complete:
a) Os primeiros imigrantes do Rio Grande do Sul foram os ------------------------------
b) Os açorianos vieram para o Rio Grande do Sul para dedicar-se a -----------------------
c) O governo português prometeu ------ para os açorianos, mas a espera foi tão longa que eles desistiram e dedicaram-se a -----------------------
d) Os açorianos eram muito ----------------------
e) Duas contribuições culturais dos açorianos no Rio Grande do Sul:-------------  e -------------
f) Cidade fundada pelos Açorianos: ------------------------